This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

7°. Mutirão Brasileiro de Comunicação

                                    A missão de anunciar a Palavra
É para mim um grande prazer dar a todos uma saudação cordial, sabendo que, em breve, nos encontraremos, no Rio de Janeiro, para o VII Mutirão Brasileiro de Comunicação da CNBB. Eu também estarei presente. Além de ser um desejo meu, é também uma forma de a Santa Sé, o Papa, através de mim, estar presente entre vós. Hoje, os meios de comunicação social desempenham, e devem desempenhar sempre mais, um trabalho importante, uma missão importante no campo da evangelização. Eu diria que nisto estamos todos de acordo. É necessário, porém, que os meios de comunicação possam desenvolver sempre mais e mais profundamente essa missão de anunciar a Palavra. A única Palavra que salva o homem em sua vida concreta. Acho que este será o tema principal do nosso Mutirão de Comunicação do Brasil. Precisamos entender sempre mais o quanto a Igreja se preocupa com os caminhos da humanidade. A igreja não só segue o homem, mas a Igreja ama o homem de hoje, as mulheres de hoje, e os acompanha de perto, para que o homem possa encontrar a sua plena realização através de sua vida, a própria vida. E aqui eu diria que a Igreja, através da proclamação do evangelho, ajuda o homem moderno a reencontrar o sentido da sua vida e redescobrir novamente a missão da sua vida.

Penso que, no final das contas, o próprio homem tem que descobrir que somente amando os outros e colocando-se ao serviço dos outros, ele encontra a sua mais completa e profunda realização. Assim, o anuncio da Palavra deve ser usado exatamente para isto: para descobrir o quanto o homem de hoje é amado por Deus, como Deus está ao lado do homem para fazer com que o ele encontre a sua mais rica, mais profunda e mais verdadeira realização. É por isso que este ano, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa convidou-nos a refletir sobre a autenticidade, sobre o testemunho. Isso, parece-me, está em conexão profunda com a grande mensagem dos bispos latino-americanos reunidos em Aparecida. Cada um de nós deve redescobrir que o mundo da Internet é positivo, e oferece ao homem grandes possibilidades de conhecimento, de realização. Bem, o homem nesse mundo da comunicação social deve ser cada vez mais autêntico e dar testemunho dos valores que traz no próprio coração, por ter acolhido o evangelho do senhor Jesus. É por isso que o Papa, se vocês notaram, nesta mesma mensagem, fala de um estilo Cristão de presença no mundo da internet. O que significa isso? Não é que devamos sempre falar apenas de Jesus.

Também nos nossos meios de comunicação devemos falar sobre os problemas da vida concreta. Mas, ao fazê-lo, os que trabalham na mídia têm a missão de entregar o coração ao Evangelho e ao Senhor Jesus. Devem dar o testemunho dessa entrega. E este testemunho deve assumido nos diversos aspectos da vida cotidiana, a cada instante, avaliando a caminhada do dia-a-dia. Eu diria então que é um desafio que o Papa lança a todos nós, porque não se fala mais somente de um estilo autenticamente humano, mas, na verdade, ele  nos convida a ter, na vida cotidiana, uma estilo cristão de estar presente no mundo digital. Este é um desafio lançado para todos nós, muito bonito de se acolher e que podemos comunicar aos outros, compartilhar com os outros, porque somente em plena comunhão somos capazes de realizar esse grande projeto de amor que o Senhor tem para todos nós. Então, não me resta mais o que vos dizer a não ser: até o Rio de Janeiro, e que esses trabalhos intensos e ricos rendam frutos no Mutirão de Comunicação do Brasil. Até breve e obrigado!

Dom Claudio Maria Celli
Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social